Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Napne - Atribuições do Napne

Publicado: Quarta, 14 de Março de 2018, 13h29 | Última atualização em Sexta, 11 de Agosto de 2023, 10h44

Índice de Artigos

 

 

 

 

 

A atuação do Napne será norteada pelos seguintes princípios: Respeito aos Direitos Humanos; Educação de qualidade para todos; Acolhimento à diversidade; Acessibilidade e autonomia; Gestão participativa; Parceria com a comunidade escolar e com a sociedade civil; Inclusão escolar de pessoas com necessidades específicas na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

São objetivos do Napne: identificar os discentes com necessidades específicas no campus; orientar os discentes com necessidades específicas, bem como seus familiares, quanto aos seus direitos e deveres; contribuir para a promoção do Atendimento Educacional Especializado (AEE) aos discentes com necessidades específicas que dele necessitarem; orientar os servidores e prestadores de serviços do campus quanto ao atendimento aos discentes com necessidades específicas; contribuir para a promoção da acessibilidade atitudinal, arquitetônica, comunicacional, instrumental, metodológica e procedimental; promover junto à comunidade escolar ações de sensibilização para a questão da educação inclusiva e de formação continuada referente a essa temática; articular parcerias e convênios para troca de informações, experiências e tecnologias na área inclusiva, bem como para encaminhamento ao AEE; contribuir para o fomento e a difusão de conhecimento acerca das Tecnologias Assistivas; colaborar com a Comissão de Processo Seletivo no sentido de garantir as adaptações necessárias para os candidatos com necessidades específicas que realizarão os exames de seleção para os cursos do Ifes; assessorar outros setores do campus na promoção da acessibilidade de forma extensiva a toda a comunidade escolar; contribuir para que o Projeto Pedagógico Institucional do Ifes contemple questões relativas à Educação Inclusiva e à Acessibilidade.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página