Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

NRI

Publicado: Segunda, 29 de Agosto de 2022, 12h04 | Última atualização em Quarta, 22 de Novembro de 2023, 10h20

Índice de Artigos

 

 

 

 

 

O Núcleo de Relações Internacionais (NRI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) Campus Itapina foi criado e está regulamentado pela Resolução CONSUP/IFES nº 34, de 16 de junho de 2021.

Este núcleo, de composição multidisciplinar, trabalhará como suporte da Arinter (Assessoria de Relações Internacionais) do IFES. Este NRI visa implementar, organizar e contribuir, em nosso campus, com a política de internacionalização da rede.

A Política de Internacionalização do Ifes, que tem sido conduzida desde 2014 pela Arinter – Assessoria de Relações Internacionais e pelas Pró-reitorias, tem como principal planejamento estratégico:

• Ensino e aprendizagem de línguas e por meio de línguas adicionais;

• Pesquisa conjunta. Articulação de grupos de pesquisa (online);

• Acordos de cooperação - Memorandum of Understanding (MoU);

• Organização e participação em eventos e Congressos - Mobilidade/intercâmbio;

• Projetos com cooperação internacional;

• Comunicação/divulgação dos dados e indicadores internacionais.

O papel fundamental dos Núcleos de Relações Internacionais (NRIs) é oferecer oportunidades para o desenvolvimento das habilidades e competências para o século XXI, por meio de experiências acadêmicas internacionais para a comunidade do Ifes, tendo como objetivo geral (de acordo com o Art. 5º da CS N 34/2021) atuar no apoio, planejamento e ações relativas à internacionalização da Educação, no uso de metodologias educacionais que internacionalizam o currículo e na Internacionalização plena e integral do Ifes.

Com a criação e implantação dos NRIs, poderemos então mapear as ações de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à internacionalização que já se encontram em desenvolvimento nos campi do Ifes, bem como criar novas ações.

A coordenação do NRI no Campus Itapina é exercida pela professora Mayelli Caldas de Castro ou pelos membros da coordenação do núcleo, nos termos da legislação vigente. Informações podem ser obtidas diretamente pelo e-mail nri.itapina@ifes.edu.br.

Coordenação do NRI 
Mayelli Caldas de Castro
Portaria nº 150 de 05/06/2023
mayelli.castro@ifes.edu.br 
27 3723-1221

Coordenação do NRI - Coordenação Adjunta
Cassiano Perini Gujanwski
Portaria nº 150 de 05/06/2023
cassiano.gujanwski@ifes.edu.br 
27 3723-1221

Conheça a equipe do NRI do Campus Itapina:

Presidente: Mayelli Caldas de Castro

Vice-Presidente: Flavio Silveira

Membros Servidores: Ana Paola Laeber, Gustavo Soares de Souza, Karla Percília da Silva Fortes, Marcos Antonio de Almeida Pires.

Membros Discentes:Alan Tinelli Barroso, Bruna de Oliveira Magnani, Camila Teixeira do Carmo, Davi dos Reis Silva, Emerson Santos Loriato, Ester Eigert Alvarenga, Gean Alves Pereira, Igor Tinelli Pereira, Jean Hoffmam Raassch, Kennedy Wanderson Senna Pinheiro, Leandro Oliveira Carneiro, Maria Clara Ribeiro Schwartz Cosme, Maria Clara Soneghet, Nuno Mateus Ramos Cavalcante,Priscila Groner Müller, Rafael Jaske Caetano de Almeida, Rafaela de Oliveira Aguina, Samuel Sampaio Dell'Orto Vilarino

Clique aqui para baixar a Portaria nº 150 de 2023 (Vigente).
Clique aqui para baixar a portaria nº 242 de 2021 (Revogada).
Clique aqui para baixar a portaria nº 275 de 2022 (Revogada).
 



 

 Clique aqui para acessar o Edital 26/2023 - estágio remunerado no exterior

Clique aqui para acessar todos os editais da Arinter.

Programa de receção de professores visitantes no Instituto Politécnico de Bragança Edital 22/23-S2



Art. 8º. Compete aos integrantes, inclusive ao coordenador do NRI:

I - participar das formações oferecidas pelo Cefor que envolvam relações internacionais sempre que indicadas pela Arinter;

II - assessorar o coordenador do NRI na execução de suas atribuições;

III - apoiar os professores no planejamento dos componentes curriculares que internacionalizam o currículo ou que incluam atributos internacionais;

IV - orientar os professores sobre maneiras de implementar a internacionalização e/ou componentes internacionais em suas aulas;

V - estudar e estimular a utilização de diversificados artefatos, metodologias e técnicas educacionais que venham contribuir com a integralização efetiva do internacional ao currículo;

VI - orientar o professor no planejamento de aulas que utilizem essas metodologias;

VII - orientar a respeito da quantidade de atividades e recursos em relação à carga horária e tempo de execução das metodologias;

VIII - trabalhar em conjunto com o setor pedagógico da unidade acadêmica, aprimorando a abordagem didática relativa à integralização do internacional em diferentes cursos;

IX - participar da elaboração do planejamento e relatórios do NRI de acordo com as orientações da Arinter e do Cefor; 

X - realizar outras atividades pertinentes definidas pela coordenação do NRI e direção-geral ou equivalente orientadas pela Arinter e Cefor.

Art. 9º. Compete ao Coordenador do NRI:

I - coordenar e acompanhar os trabalhos do NRI;

II - promover ações propositivas e colaborativas no âmbito do NRI;

III - coordenar a elaboração do planejamento e relatórios do NRI, de acordo com orientações da Arinter e encaminhar a este e à direção do campus;

IV - trabalhar colaborativamente com os setores da unidade acadêmica no planejamento e desenvolvimento de formações para os servidores;

V - delegar tarefas aos membros do NRI;
VI - realizar outras atividades pertinentes definidas pela direção geral ou orientadas pela Arinter;
VII - participar, sempre que convocado, de agendas estabelecidas pela Arinter; e
VIII - manter dados atualizados sobre acordos de cooperação, mobilidade e qualquer ação de
internacionalização em sua unidade acadêmica.

Art. 10 Aos membros do NRI deverá ser atribuída carga horaria mínima de 2 (duas) horas semanais
consonante às orientações da Arinter.


 O Conselho de Bolsas de Pesquisa de Hong Kong (Research Grants Counsil) anuncia nova rodada de subsídios a doutoramento no âmbito do programa 'Fellowship Scheme', referente ao período 2024/25. A iniciativa visa atrair candidatos de perfil acadêmico destacado para cursar seus estudos de doutorado em período integral nas principais universidades de Hong Kong, como a University of Hong Kong (HKU), Chinese University of Hong Kong Hong (CUHK) e Hong Kong University of Science and Technology (HKUST), que constam no ranking das 100 principais instituições de ensino superior no mundo.

A bolsa oferecerá um estipêndio anual no valor de HK$ 331.200 (aproximadamente US$ 42.460), bem como uma ajuda de custo para conferências e viagens relacionadas à pesquisa de HK$ 13.800 (aproximadamente US$ 1.760) por ano para cada bolsista por um período de até três anos. Serão concedidas 300 bolsas de doutorado no ano acadêmico de 2024/25, o qual se iniciará a partir do mês de setembro. Eventuais candidatos devem demonstrar qualidades de desempenho acadêmico, capacidade/potencial de pesquisa, habilidades de comunicação e interpessoais e capacidade de liderança, e os selecionados que precisarem de mais de três anos para concluir o doutorado poderão solicitar apoio adicional às universidades escolhidas.

Inscrições no programa 'Fellowship Scheme' estarão abertas no período de 1° de setembro a 1° de dezembro de 2023. Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail 'HKPF@ugc.edu.hk' ou por meio do seguinte endereço eletrônico: https://cerg1.ugc.edu.hk/hkpfs/index.html

 EDITAL DO PROGRAMA INTERNACIONAL ENTRE O INSTITUTO FEDERAL DO ESPIRITO SANTO (IFES) E O INSTITUTO POLITÉCNICO DE BRAGANÇA (IPB) PORTUGAL

informações adicionais para o programa internacional de Bragança

 Programa UNIGOU Remote Academic Internships

Bolsas integrais para intercâmbio do Programa AFS

Curso em Yale oferece bolsas integrais para alunos do Ensino Médio

Inscrições abertas para concurso internacional "The Earth Prize

Concurso global "The Earth Prize"

Programa UNIGOU Academic Internships - UNIGOU REMOTE 2023

Unila - Mobilidade Acadêmica

UNILA oferece vagas para mobilidade acadêmica

UNILA - Mobilidade Acadêmica

MOBILIDADE UNILA 2023/1 É TEMA DE RODA DE CONVERSA

Conif publica editais para bolsa de estudos na Universidad de Jaén (Espanha)

"De acordo com a AFS, será lançado globalmente, a partir do dia 15 de novembro o processo de inscrições para o programa AFS Global STEM Academies 2024:
As inscrições para o AFS Global STEM Academies serão abertas amanhã, 15 de Novembro de 2023 e o prazo para inscrição é até 15 de Janeiro de 2024 às 23h59 de Brasília.
O Programa é financiado pela BP e vai oferecer bolsas integrais de intercâmbio para estudantes de 18 países. Para o Brasil, serão selecionados 10 bolsistas. Os países que vão sediar a parte presencial do programa serão Estados Unidos, Egito, China, Índia e Brasil. Estes cinco países receberão alunos de 18 nacionalidades entre Junho e Agosto de 2024.
Jovens talentosos de todas as origens, que refletem a diversidade das populações ao redor do mundo, especialmente mulheres jovens, populações sub-representadas e estudantes com grande necessidade financeira são fortemente encorajados a se inscrever!

O programa está disponível apenas por meio de bolsa de estudos. Abaixo mais informações sobre o processo de seleção:
Todas as informações sobre requisitos de inscrição, datas do programa e mais detalhes sobre as etapas estão disponíveis no nosso site: https://www.afs.org.br/afs-global-stem-academies-2024/
As inscrições começam amanhã, dia 15 de novembro pelo link: https://application.afs.org/stem/s/applynowregister

A agenda do programa é dividida em duas partes:
1º Parte Virtual - projetos de impacto social liderados por alunos e apresentações que oferecem soluções potenciais para desafios do mundo real, com ênfase na sustentabilidade e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, abrangendo os tópicos de mudança climática e transição energética.
2º parte Presencial: nessa etapa, os bolsistas viajam para um dos 5 destinos onde participam de serviços comunitários e visitam operações locais inovadoras e focadas em sustentabilidade para ver em primeira mão como empresas e organizações estão usando as habilidades STEM na prática para enfrentar os desafios da indústria e da sociedade, particularmente em torno do meio ambiente.

No final, os estudantes recebem o Certificado Avançado em Competência Global para Impacto Social.

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página